Festas infantis pelo mundo

sexta-feira, agosto 19, 2016

Estamos muito acostumados a comemorar os aniversários infantis com grande festa, entretenimento guiado por uma equipe, buffet volante, uma bela decoração, lembrancinhas que são verdadeiros presentes! Se tem uma coisa que somos mestres é em organizar eventos com tudo que a ocasião pede! Mas, será que nos outros países é assim também?


Confira como são os aniversários infantis pelo mundo!

ilustração de Ooh La La Design Studio

Alemanha
Os primeiros aniversários contam apenas com um bolinho para os papais e avós. Após a iniciação escolar da criança, aos 3 anos de idade, as comemorações começam a aumentar um pouquinho. Pouquinho mesmo, pois lá existe um consenso: o número de crianças convidadas é o número correspondente à idade do aniversariante. Ex: 5 anos = 5 amiguinhos. O lado positivo é que isso proporciona maior interação entre as crianças.
As festas são simples, têm 3 horas de duração e são voltadas para as crianças brincarem até se acabarem! A parte principal da festa é o roteiro de jogos e atividades que os pais elaboram. Adultos presentes são apenas os familiares, já que os pais dos convidados ficam de fora. Ah! Nada de ostentação nem dívidas para criar uma super estrutura! A decoração é quase inexistente: resume-se a poucos balões, talvez alguns adereços e, quando muito, um letreiro escrito "feliz aniversário".

China
O choque cultural começa pela contagem da idade. Por lá, a idade passa a ser contada a partir da fecundação do feto, ou seja, com 1 mês de nascida a criança está comemorando 1 ano! Faz sentido, né? É neste momento que acontece o principal aniversário de sua vida, pois significa que o bebê vingou e também significa que a mãe vai poder voltar à vida em sociedade, pois a maioria das grávidas passa a gestação em casa para não contrair doenças nem fazer esforço, garantindo a saúde do feto, já que na China a taxa de mortalidade infantil e abortos espontâneos era muito grande. 
Quando fazem 2 anos (1 ano para nós), é feito uma superstição onde são dispostos objetos simbólicos diante da criança, eles acreditam que o item escolhido por ela será levado como tendência para sua área de atuação profissional. Ex: se a criança escolher uma caneta, seguirá carreira acadêmica. Nem todos os aniversários são comemorados, pois para eles é mais importante celebrar o fechamento de etapas da vida.

EUA
Farra com horas contadas! As comemorações não passam de 2h de duração e geralmente acontecem em parques ao ar livre, museu, salão de beleza infantil, piscina de condomínio, em casa ou em espaços com brinquedos infláveis. São direcionadas apenas às crianças que se alimentam de pizza e bolo ou cupcake, regado de refrigerante e suco. A decoração temática costuma ser muito simples comprada pronta em lojas de artigos de festa. Uma curiosidade: os americanos não têm o costume de bater palmas na hora dos parabéns. 

México
Quando se pensa em festa mexicana, a primeira coisa que vem à cabeça é... a piñata! Elas são tradicionais nas comemorações, podem ser no tema da festa e, quem consegue rompê-la, deve distribuir os doces entre as outras crianças. O entretenimento fica por conta dos shows temáticos e as músicas intermináveis. Na hora dos parabéns, a letra é super diferente do que estamos acostumados!
Após cantarem, algum convidado que já está a postos ao lado do aniversariante, encaminha seu rosto carinhosamente ao bolo, obrigando-o a mordê-lo. É uma tradição por lá tão importante quanto para nós entregar o primeiro pedaço de bolo. 
As sobremesas são apimentadas e o quitute mais desejado é um pão com feijão, alface e queijo. Os aniversários mexicanos são animadíssimos!

Austrália
Na terra dos Cangurus, as festas são bem pequenas, começando pela quantidade de convidados, que não passa de 10 crianças e seus pais. São feitas ao ar livre, em casa ou em parques indoor. A comida oferecida é apenas para as crianças, os adultos devem comprar alimentos na cantina local, a não ser que seja uma comemoração caseira, onde há para todos. Costumam servir cachorro quente em pão de forma, batatinha chips, bolo, suco e água. A duração é de até 3 horas e muitas acontecem no período da manhã. Decoração, no máximo bandeirolas! Apesar da simplicidade, as crianças se divertem bastante.

Interessante conhecer um pouquinho mais sobre outras culturas. Qual estilo de aniversário infantil te agrada mais? Eu fico com a exuberância das nossas!

Beijo carinhoso,
Gabi Elmokdisi

Este texto teve contribuição de Luíza Menezes, minha irmãzinha do coração.





Você também pode gostar

0 comentários

Facebook

Instagram

Youtube

Subscribe